Declaração de Montevidéu sobre o futuro da cooperação na Internet

Uruguai, 7 de outubro de 2013

Os líderes de organizações responsáveis pela coordenação da infraestrutura técnica da Internet a nível global reuniram-se em Montevidéu, Uruguai, para considerar os fatos que atualmente afetam o futuro da Internet.

A Internet e a Web produziram enormes benefícios em relação ao desenvolvimento social e econômico mundial. Ambas foram construídas e são administradas em função do interesse público Internetmediante mecanismos únicos de cooperação global multipartite (multistakeholder), uma característica intrínseca de seu êxito.

Os líderes discutiram sobre a evidente necessidade de fortalecer e avançar estes mecanismos de maneiras verdadeiramente substanciais para poder abordar os problemas emergentes que enfrentam os diferentes atores na Internet.

Neste sentido:

  • Reiteraram a importância de uma operação coerente da Internet a nível global e alertaram para possivel fragmentação da Internet a nível nacional.
  • Expressaram sua profunda preocupação pelo debilitamento da confiança dos usuários da Internet a nível global devido às recentes revelações sobre o monitoramento e vigilância generalizados. Identificaram a necessidade de realizar um esforço continuado para abordar os desafios que apresenta a governança da Internet e concordaram em catalisar os esforços da comunidade em direção à evolução de uma cooperação global multipartite na Internet.
  • Chamaram a acelerar a globalização da ICANN e das funções IANA, em direção a um entorno no qual todos os atores, incluindo todos os governos, participem em pé de igualdade.
  • Também chamaram a que a transição ao IPv6 continue sendo una prioridade a nível global. Em particular, os provedores de conteúdo da Internet devem oferecer conteúdo via serviços tanto em IPv4 como em IPv6 de maneira que estes sejam completamente alcançáveis na Internet global.
  • Adiel A. Akplogan, Diretor Executivo
    Centro Africano de Informação de Redes (AfriNIC)

    John Curran, Diretor Executivo
    Registro Norteamericano de Números de Internet (ARIN)

    Paul Wilson, Diretor Geral
    Centro de Informação de Redes da Ásia e Pacífico (APNIC)

    Russ Housley, Presidente
    Conselho de Arquitetura da Internet (IAB)

    Fadi Chehadé, Presidente e Diretor Executivo
    Corporação para a Designação de Nomes e Números na Internet (ICANN)

    Jari Arkko, Presidente
    Força-Tarefa de Engenharia na Internet (IETF)

    Lynn St. Amour, Presidente e Diretora Executiva
    Internet Society (ISOC)

    Raul Echeberria, Diretor Executivo
    Registro de Endereços de Internet para América Latina e Caribe (LACNIC)

    Axel Pawlik, Diretor Executivo
    Centro de Coordenação de Redes Europeias (RIPE/NCC)

    Jeff Jaffe, Diretor Executivo
    World Wide Web Consortium (W3C)

    Categoria: 

     

    Endereço

    Rua Sorocaba 219
    Botafogo
    Rio de Janeiro . RJ
    22271 110

     

    Creative Commons

    O conteúdo original deste site está sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. Os conteúdos de terceiros, atribuídos a outras fontes, seguem as licenças dos sites originais, informados nas publicações específicas.